top of page

Será que você está em um relacionamento abusivo?

  • Foto do escritor: Bruna Coltri
    Bruna Coltri
  • 29 de ago. de 2019
  • 4 min de leitura

Em meio a tristes notícias de violência contra a mulher perpetradas por companheiros, fica a dica: é possível perceber os sinais de um relacionamento abusivo logo no início e não entrar para esta lamentável estatística.



ree


Uma vez me disseram: “ninguém nasce alcoólatra: tudo começa no primeiro copo”. Da mesma maneira, um homem não espanca sua namorada no primeiro encontro: há sinais, muitas vezes sutis, de que um relacionamento é abusivo. Sinais que não enxergamos ou nos recusamos a enxergar. Responda as perguntas abaixo com sinceridade, e acredite: você merece o melhor, você merece e terá um relacionamento que lhe engrandeça e lhe faça feliz!


Importante: o artigo está mais dirigido às mulheres, por conta das recentes notícias de assassinatos, espancamentos e abusos. Mas o relacionamento abusivo pode ocorrer também contra o homem, ok? Aprecie a leitura, e aproveite você também.


1. Ele quer controlar suas redes sociais?


Começa mais ou menos assim: ele vasculha suas redes sociais e te questiona sobre postagens de até dois, três anos atrás. Sempre na melhor das intenções, claro. Ele quer te conhecer melhor, quer fazer parte da sua vida. Você responde, explica quem são aquelas pessoas nas fotos com você. Logo você começa a ouvir questionamentos do tipo: “quem é fulano, e por que ele curtiu o que você postou?”. Em seguida começam as cobranças para bloquear fulano ou sicrano. Você não vê sentido naquilo, mas acha mais fácil bloquear aqueles colegas do que continuar discutindo. Afinal, isso não é tão importante assim, certo?


Aí é que você se engana, minha amiga. Você tem o total direito de se relacionar com quem quiser em suas redes sociais, e quem tenta cercear essa liberdade está, na verdade, querendo controlar você. Quando você bloqueia um amigo seu em sua rede social, o abusador sabe que ganhou essa parada. Que tem controle sobre você. Que você está nas mãos dele. E, daí para a frente, acredite, a coisa pode ficar bem mais grave.


"Ah mas ele tinha razão em implicar… a pessoa que ele implicou realmente é alguém com quem me relacionei". Ué, e daí? Pessoas adultas se relacionam e depois podem continuar amigas. Entenda de uma vez por todas que isso não é errado e que controlar suas redes sociais é, sim, ser abusivo. Lembre-se que tudo começa nas pequenas coisas.



ree


2. Ele diminui suas conquistas pessoais e profissionais?


Durante um relacionamento do passado, tive um convite da empresa para assumir um cargo em que atuaria para toda a América do Sul. Ao contar a novidade para ele, a reação foi: "mas você vai ter que ficar viajando? Pois pra mim, isso não dá. Mulher minha ficar viajando não dá". Só.


Nada de "parabéns, com certeza você mereceu essa oportunidade"... Muito menos um apoio: "pode contar comigo para qualquer decisão que você tomar". O abusador nunca vai se sentir feliz pelas suas conquistas, por dois motivos principais:


Primeiro: suas conquistas podem ofuscar as dele, e ele precisa ser melhor do que você.


Segundo: para o controlador, você precisa estar nas mãos dele. Conquistas te dão asas. Abrem seus olhos para o novo, fazem você ver o mundo que existe além daquela relação. O ciúme do abusador não vai permitir isso.


Este é um sinal muitas vezes menosprezado, pois queremos justificar a todo instante a falta de apoio do companheiro por ele estar passando por alguns problemas (quem nunca está??). Mas há um risco enorme de você acabar deixando de lado projetos de vida que poderiam ser transformadores por causa do banho de água fria que tomou daquela pessoa mais importante na sua vida...


3. Durante as discussões, ele usa de drama para fazer você sentir que sempre está errada?


ree

Você: "não posso discutir isso agora, estou no trabalho".

Ele: "claro, seu trabalho é mais importante do que o futuro do nosso relacionamento! Tudo para você é mais importante do que o nosso relacionamento!"


Soou familiar?


O drama é uma das ferramentas mais úteis para o abusador porque joga você contra você mesmo. O dom de manipulação é tamanho que faz com que você realmente acredite que esteja errada, mesmo naquilo que não faz sentido nenhum você acaba dando razão a ele.


4. Você sente que já se distanciou de amigos ou familiares, por que ele nunca quer sair com outras pessoas?


Outra das estratégias do abusador é o isolamento. Ele nunca quer sair, também não deixa você ir sozinha (ou faz o drama que comentamos acima). Por vezes, justamente no dia daquela festa na casa da sua amiga, ele resolve te levar para um jantar romântico. E como dizer não?


Fique atenta a este sinal. Ter amigos é uma parte importante da vida. Amigos nos levantam, nos encorajam, nos divertem. E, se seu relacionamento está te forçando a afastar-se dos seus amigos, você pode estar num relacionamento abusivo.


5. Você, às vezes, desiste de colocar suas ideias numa discussão com ele, pois ele ergue a voz e te envergonha?


Pode ser numa festa, num restaurante, ou no shopping. A situação é a seguinte: vocês começam a conversar sobre um assunto qualquer, do qual discordam. Logo ele ergue a voz, gesticula. O assunto em si pode não ser importante, mas você se sente incomodada, envergonhada (principalmente quando a cena acontece próximo a seus amigos ou familiares). Então você muda de assunto, desiste daquela conversa, pois “é melhor assim”, afinal não era importante mesmo…


Casais divergem em muitos pontos, mas uma discussão saudável se dá na base do respeito, de ambos os lados. Se você evita tocar em determinado assunto, com receio de haver chilique ou ceninha, este é um relacionamento abusivo. Sua palavra, suas ideias devem ser valorizadas. Você precisa ter confiança e tranquilidade para discutir sobre o que quer que seja com a pessoa da sua vida.


Estar atenta aos primeiros sinais é importante para terminar um relacionamento antes de os abusos tornarem se mais graves.


Seja você. Seja feliz.


Gratidão!





Comments


©2019 by A Leveza de Ser. Proudly created with Wix.com

bottom of page