Como superar uma traição
- Bruna Coltri
- 29 de abr. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de set. de 2019
A traição machuca e prejudica a auto-estima. Mas acredite: o perdão é o melhor remédio.

Pode ter ocorrido no casamento, no noivado ou no namoro. Pode ter ocorrido entre amigos ou mesmo familiares. Ser traído vai muito além do relacionamento conjugal: sempre que somos enganados, iludidos, “passados para trás”, somos traídos. E isso dói.
Dói porque, como é óbvio, a traição sempre será praticada por alguém em quem confiamos. Ora, você jamais será enganado por alguém em quem não confia… pois nesse tipo de relação você sempre fica “com o pé atrás”, certo? Aí a pessoa pode aprontar numa boa com você, e seu sentimento será: “eu bem que adivinhei”. E pronto. Você supera essa situação e a vida segue seu curso.
Mas, quando você ama, se entrega, dá tudo de si num relacionamento, escancara seu coração, e de repente é traído… é muito mais difícil de superar. Principalmente quando a traição ocorre num casamento de longa data, numa relação em que a cumplicidade deveria ser mestre e guia, o choque é enorme. “Imperdoável”, é o que dizem. Será? Continue lendo atentamente para saber como superar de verdade uma traição, com a mente aberta e, após a leitura, reflita a respeito.
A traição não é problema seu.
Você se dedicou ao casamento? Agiu sempre pelo bem do casal? Fez o seu melhor? Buscou aprender e melhorar dia a dia? Você foi fiel?
Se a resposta a essas perguntas foi “sim”, e mesmo assim você sofreu uma traição, não tem com o que se preocupar. Lembre-se que a lei de causa e efeito, ou lei do “plante e colherás” é inexorável: se você agiu sempre certo durante seus relacionamentos, você plantou boas sementes. Tendo plantado boas sementes, tenha certeza que colherá o fruto de um grande amor.
Com essa certeza em seu coração, deixe o passado lá atrás. A traição é problema de quem traiu, e não de quem foi traído! Foi vergonhoso, todos ficaram sabendo? A vergonha passa, sabia? As pessoas esquecem também. Mas o bem que você fez, suas atitudes corretas, estão gravadas em pedra. Essas sim lhe trarão a felicidade garantida.
Agora… Vamos voltar lá no primeiro parágrafo desse tópico e ler novamente as perguntas. Será que para alguma delas sua resposta (verdadeira, refletida) foi “não” ou “talvez” ou “mais ou menos”? Calma!! Não pense que você é uma péssima pessoa! Lembre sempre daquela célebre frase que diz que “embora não possamos voltar atrás e fazer um novo começo, sempre podemos começar agora e fazer um novo fim”. Sua vida é um caderno em branco sendo escrito por você a cada momento. Aproveite esta maravilhosa oportunidade de começar um novo relacionamento firmado no amor e na cumplicidade.
Deixe para trás mágoas e desejo de vingança
Não alimente mágoas ou desejo de vingança. Vou dizer mais uma vez: a lei de causa e efeito é inexorável, para o bem ou para o mal. É inútil nutrir mágoas ou desejar o mal de alguém que já causou o mal a si próprio com suas ações! Pelo contrário, ore por essa pessoa e deixe seu coração mais leve!
Lembre que, dentro da lei de causa e efeito, desejar o mal de alguém também é uma ação negativa, uma “causa” negativa. Não polua seus sentimentos! Ore, agradeça por tudo que passaram juntos e deseje que ele ou ela seja feliz em seu novo relacionamento.
É fácil? Claro que não! É preciso disciplinar os pensamentos, e isso dá trabalho. Mas vale muito a pena, acredite!
Seja importante para você!
Há quanto tempo você não vê aquele filme de comédia bobinha que você tanto gosta, por que sempre acabavam assistindo juntos a algum filme de suspense? Qual foi a última vez em que você aproveitou a leitura de um bom livro, daqueles que fazem a gente perder completamente a noção do tempo? Afinal, esta é uma atividade que normalmente não se faz a dois…
Reveja as prioridades em sua vida: há quanto tempo você não se coloca em primeiro lugar? Invista seu tempo em você. Faça uma pós graduação, aprenda um novo idioma. Ou desenvolva um novo hobby, aprenda artesanato… a vida é curta e há muito a ser feito.
Uma excelente maneira de superar uma traição é justamente ocupar o tempo com atividades construtivas. Torne-se cada dia melhor para você! Seja sua melhor companhia!
Veja as coisas de maneira mais ampla
Ser traído é horrível. Isso é inegável. Mas, acredite… está longe de ser o pior sofrimento da vida de alguém. É sempre importante olhar para o lado e colocar nossos problemas em perspectiva. Ampliando nossa visão, poderemos enxergar que o mundo não gira em torno de nós.
A partir dessa nova visão, você pode fazer um trabalho voluntário, ajudar, dedicar-se ao próximo, e, assim, vivificar o seu tempo. Isso dará mais sentido à sua vida, além de ocupar a mente com outras coisas além do “ex”.
Por fim… conforme já dissemos, fazer o bem só traz mais bem! Alimente sua alma, ajude os mais necessitados, e quando lembrar daquela traição… ué, que traição foi mesmo?
E, por fim...
Ninguém é dono de ninguém
Uma certidão de casamento não é um contrato de compra e venda. É, sim, o desejo de duas almas se unirem para realizarem uma missão em comum. Missão essa que, um dia, pode acabar. E vai cada um para o seu lado. E fim.
Claro, se esta missão chegar a um fim digno, em que ambos os lados entendam e estejam confortáveis com este ponto final, muito melhor. Ninguém quer sair de um relacionamento ferido, traído, triste. Mas, sinto dizer, assim como muitas coisas na vida, isso é algo que não podemos prever.
Assim, ter em mente que a missão de vocês simplesmente acabou é um ponto de partida para virar a página e seguir adiante com a cabeça erguida e a alma mais leve.
Traição é algo triste e doloroso, mas há saída! Perdoe, vire a página, ocupe seu tempo com boas ações para os outros e para si. Seja feliz e a felicidade virá!
Gratidão!
Komentarze